quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vamos ou Bora?


                                                   
Existe um canal no YoutubeBR , mais antigo do que qualquer tendência. Existe uma vlogger brasileira que é sem dúvida uma das pioneiras no que diz respeito a vlogs por todo o Brasil. O nome dela é.. Jordana! 
Jordana Wanderley Lopes, ou simplesmente Jordana, nasceu dia 30 de Agosto de 1990, em Natal - Rio Grande do Norte. Atualmente cursa Radio e TV na UFRN e o seu canal titula-se "Vamos ou bora", com um total de 267 370 visualizações do material enviado e com mais de 7300 inscritos! 

É até complicado dar qualquer tipo de critica a um canal e a uma vlogger que resistiu sobretudo ao tempo. Muitas são as pessoas que começam a "vlogar", porém passado algum tempo desistem, devido a diversos motivos. Mas ela não, o 1º video ainda registrado no seu canal é de Abril de 2008! Um dos possiveis motivos pelo qual ainda mantém o seu canal depois de 2 anos de existência, é a sua assistência a canais internacionais. Basta você ver algum vídeo de Jordana, para que possas sentir o aroma de vlog internacional pairando pelo ar. Eu não lhe perguntei, porém está claro que ela manja muito de vlogs estrangeiros!

Mas que tal se começarmos pelo começo propriamente dito! Vemos Jordana pela primeira vez (lembrando que a análise é feita apartir dos vídeos ainda registrados no canal) comendo "Feijõezinhos de todos os sabores"  como feijão de sabão, maçã verde, marshmallow torrado; porém acaba não comendo de bacon, o que me deixou um pouco confuso, é capaz de comer feijão de sabão e não de bacon?

O vlog de Jordana seguiu nesse clima de descontração e improvisação por muito tempo, além do mais, em alguns vídeos, vemos como ela afirmava que "esse vídeo será o pior de sempre" mas isso nunca foi motivo para que ela possivelmente parasse de fazer vídeos. 
O ano de 2009 foi um ano em que a nossa querida vlogueira não atualizava tão bem o seu canal, e podemos observar vídeos atualizados mensalmente ou as vezes nem isso. Mas em Janeiro de 2010 ela volta com tudo, em Twitter, terremotos e futuro vlogs" onde principalmente anunciou o seu "vlog fevereiro". 
O Vlog Fevereiro foi uma ideia bem interessante, possivelmente devido á sua pouca atualização no canal, Jordana resolve fazer vídeos diarios no mês de Fevereiro de 2010. Apesar do mês ter 28 ou 29 dias, no canal "Vamosoubora" vemos somente 20 vídeos. Todos eles com muito alto astral, descontraídos e com a participação de Fred, um amigo de Jordana que também tem vlog, etc.. etc.. 
Após esse especial de Fevereiro, vemos um salto nas visualizações do seu canal. Possivelmente devido ao assunto em questão "Justin Bieber anticristo?", e como todos sabem, falou de Justin Bieber é igual a muitas visualizações! Mas o vídeo nem era sobe o Justin Bieber, simplesmente Jordana estava explicando teorias de Nostradamus relacionadas com o anticristo que teoricamente está no oriente médio. 

Mas Jordana não para por aqui, seus vídeos foram melhorando cada vez mais, solidificando assim, a sua posição nesse vasto mundo vlog, excepto uma coisinha... Jordana tem um defeito quando "vloga", um defeito que  perdura por 2 anos e possivelmente não tem correcção, mas é sempre bom citar os pontos negativos, até porque isso aqui se trata de uma análise. O defeito dessa nordestina muito animada e muito descontraída é o fato de olhar diversas vezes para a tela de pré-visualização, infelizmente é uma mania que se você não corrige, acaba virando vício, e é isso que verificamos muito nos vídeos do canal "Vamosoubora", a parte positiva de tudo isso é a boa onda que Jordana emite, sua nordestinidade natural que nenhum comediante pode reproduzir em cima de um palco, ela faz em todos os vídeos.
Meu vídeo preferido inclusive é o "Nordestinidade" postado dia 4 de Maio de 2010, porque nordestinos podem sim fazer vlog, é muito positivo ver que comentários negativos, relacionados com o seu sotaque, não lhe afectaram.

Descrever e definir toda a evolução de Jordana no youtube é algo muito satisfatório de se fazer, já lhe vimos de todas as cores, de todo o tamanho, de todos os jeitos, mas ela segue nesse mundocibernético, provocando uma risada simpática em todo mundo, em alguns mais que outros! (momento indirecta), porém é também muito cansativo, porque são 2 anos de mundo virtual, são mais de 53 vídeos no vamosoubora, sem contar com as colaborações em canais como cincovlogueiros e mais recentemente no mentemenina.
Não sei se um dia serei capaz de analisar completamente todo o percurso de Jordana no youtube, mas por agora, ficamos com isso, parece muito, mas não é nem metade de todo o material que essa nossa vlogger nordestina nos oferece!
 

2 comentários:

Gabriela disse...

Adorei seu blog, ja estou seguindo!
pode seguir o meu tbm??

http://bibijs.blogspot.com/

Daniel Henrique disse...

saudades cinco vlogueiros. Achava o formato muito bom